Antomi Ramos e Camila Gouvea conquistaram o título do Rei e Rainha da Quadra da etapa carioca do Brasil Open Beach Tennis Series – presented by TotalEnergies. Nos jogos decisivos, disputados neste domingo (21), na NR Arena, na Barra da Tijuca, o espanhol e a brasileira garantiram o título inédito da competição. Pelo feito, Antomi e Camila receberam uma premiação de R$ 7 mil, enquanto Luca Cramarossa e Natalia Font, vice-campeões, levaram R$ 3 mil.
O Rei e Rainha da Quadra reuniu oito atletas profissionais convidados – quatro no masculino e quatro no feminino – em sistema todos contra todos, com duplas alternadas a cada rodada. No sábado foram realizadas quatro partidas e, neste domingo, as duas últimas. Os atletas com melhor desempenho individual foram coroados como Rei e Rainha da Quadra.
No feminino, Camila entrou em quadra neste domingo com duas vitórias e precisava de mais uma para ser campeã sem depender das adversárias. Ao lado de Isabella Sella, venceu um jogo bastante equilibrado contra Natalia Font e Manuela Archeti. Depois de perder o primeiro set no tiebreak, a dupla virou a partida em 6/7 6/3 10-6.
“Estou muito feliz em ser a primeira Rainha da Quadra do Brasil Open Beach Series. Foi uma competição muito legal, num formato diferente do que estamos acostumados, com jogos bem equilibrados e uma estrutura muito bem montada”, destacou a paulista.
Natalia Font, Isabella Sella e Manuela Archeti terminaram a competição empatadas com uma vitória cada. Pelo critério de desempate, Natalia levou a melhor no saldo de games e ficou com o vice-campeonato no Rio.
No masculino, o título e o vice-campeonato ficaram entre dois atletas ex-número 1 do mundo. O último jogo foi disputado ponto a ponto em dois tiebreaks: Antomi e João Lauro Carneiro venceram Cramarossa e Renzo Amâncio por 7/6 7/6.
Com Antomi, Luca e João fechando o torneio com duas vitórias cada, o espanhol acabou coroado Rei da Quadra pelo saldo de sets, enquanto o italiano levou o vice pelo saldo de games.
“Foi um torneio muito bacana, com todo mundo querendo ganhar. Foi meu primeiro torneio nesse formato, mas desde que jogo beach tennis treino com meus amigos em Gran Canaria nesse sistema de todos contra todos. Então foi muito legal voltar a jogar com o Crama e também ao lado do Renzo e do João. Espero poder voltar ao Brasil Open Beach Tennis Series”, disse Antomi.
Categorias amadoras
Paralelamente às disputas profissionais, a etapa carioca do Brasil Open Beach Tennis Series também contou com a disputa das categorias amadoras, com mais de 300 inscritos, divididos nas categorias Sub 14, Open, A, B, C, D, além dos Masters 40+ e 50+ e duplas mistas.
Do Rio de Janeiro, o Brasil Open Beach Tennis Series segue para Fortaleza (CE), 6 a 9 de novembro. O circuito terá ainda outras duas etapas em 2026: 3ª Etapa – Brasília (DF), data a confirmar; e 4ª Etapa – São Paulo (SP), data a confirmar.
Resultados do Rei e Rainha da Quadra:
Antomi Ramos (ESP)/Luca Cramarossa (ITA) d. João Lauro Carneiro (BRA)/Renzo Amâncio (BRA) – 6/2 6/2
Manuela Archeti (BRA)/Camila Gouvea (BRA) d. Natalia Font (BRA)/Isabella Sella (BRA) – 5/7 7/6 10-5
Luca Cramarossa (ITA)/João Lauro Carneiro (BRA) d. Antomi Ramos (ESP)/Renzo Amâncio (BRA) – 1/6 7/6 10-8
Natalia Font (BRA)/Camila Gouvea (BRA) d. Manuela Archeti (BRA)/Isabella Sella (BRA) – 7/5 6/4
Camila Gouvea (BRA)/Isabella Sella (BRA) d. Natalia Font (BRA)/Manuela Archeti (BRA) – 6/7 6/3 10-6
Antomi Ramos (BRA)/João Lauro Carneiro d. Renzo Amâncio (BRA)/Luca Cramarossa (ITA) – 7/6 7/6
Brasil Open Beach Tennis Series presented by TotalEnergies
03295 aprovado através do Ministério do Esporte, nos termos do Decreto nº 6.180, de 03 de agosto de 2007.
Realização: ASBRA – Associação Brasileira para Criação e Desenvolvimento de Modalidades Esportivas
Patrocínio Máster: TotalEnergies (via Lei de Incentivo ao Esporte, Ministério do Esporte / Governo Federal)
Projeto “Brasil Open Beach Tennis Series” Processo Nº: 71000.078055/2023-78, SLI Nº 23